6 maneiras de ser bom para os outros é realmente bom para você e sua saude

6 maneiras de ser bom para os outros é realmente bom para você e sua saude

Existem exatamente três maneiras de definir a palavra “legal”, de acordo com o dicionário .

A primeira é a capacidade de “dar prazer ou alegria”. O segundo é definido como “atraente ou de boa qualidade”. O terceiro é simples e direto – alguém que é bom é “gentil, educado e amigável”. Soa muito edificante. Então, por que a gentileza recebe tanto elogio quanto elogia?

O que é tecnicamente um traço positivo também pode ser visto como igualmente, bem, negativo. Se você é bom demais , corre o risco de parecer desonesto ou inseguro . Você também pode parecer ser um pushover (ou pior, você pode realmente ser um pushover). Para não mencionar, há também todo aquele clichê de “terminar por último”.

Mas antes de anotar essas boas intenções, você pode querer dar uma olhada nos benefícios delas. Abaixo estão seis coisas que você deve saber sobre ser legal:

Pode ser um comportamento natural.
crianças tipo

À medida que crescemos, aprendemos valores e moral que nos ajudam a nos tornar pessoas agradáveis, sejam elas boas maneiras , compaixão , consideração ou uma combinação de todas elas. Mas pesquisas da Universidade de Buffalo sugerem que nossa capacidade de bondade também pode estar em nosso DNA. No estudo, os cientistas descobriram que algumas pessoas podem nascer com certos genes que lhe dão receptores específicos para a ocitocina e vasopressina – dois hormônios em seu corpo que estão associados a sentimentos de amor e generosidade.

No entanto, isso não quer dizer que você seja apenas uma pessoa legal se possuir os genes certos. Os pesquisadores também descobriram que a genética trabalha em conjunto com sua criação e experiências de vida, e a combinação de ambos pode sugerir como você se torna social, relatou a Live Science . De qualquer forma, quer estejamos ligados por “bondade” ou apenas por isso, nossa boa natureza é algo que está enraizado em nós desde cedo.

Isso poderia nos ajudar a viver mais.
casal rindo

Uma característica de ser legal é praticar ações de caridade. Quando você está ajudando alguém, você não apenas está melhorando suas vidas, mas também pode melhorar o seu: Estudos mostram que aqueles que se voluntariam obtêm benefícios de saúde que podem ajudá-lo a viver mais, relatou a ABC News . Tornar o mundo um lugar melhor e aumentar nossa longevidade? Inscreva-nos.

Somos mais felizes quando somos gentis.
bondade

O motivo pode ser um pouco egoísta, mas ser gentil com os outros não apenas os beneficia , como também trabalha a nosso favor , instantaneamente aumentando nosso humor. Você não tem que viajar muito longe do seu caminho para ser legal, também – às vezes apenas algumas palavras gentis servirão .

Pode ser a chave para o sucesso.
bom líder

Vale a pena ser gentil: quem tem compaixão e está melhor sintonizado com as emoções das outras pessoas pode ter mais sucesso no trabalho . “As pessoas confiam mais em você, elas interagem melhor com você, você até recebe um salário melhor”, disse Dacher Keltner, professor da Universidade da Califórnia em Berkeley e co-diretor do Greater Good Science Center, à ABC News . Não é um mau trade-off.

Isso pode trazer menos estresse.
legal

Há uma certa emoção que vem com a luta para estar no topo, mas não é sem seus próprios desafios. Um dos custos? Seus níveis de estresse. Um estudo sobre babuínos descobriu que “machos alfa” experimentaram níveis mais altos de estresse, sugerindo que esses “caras legais” podem ser mais saudáveis.

Embora o estudo não seja inteiramente conclusivo sobre os benefícios para a saúde que a amabilidade tem para os seres humanos, ele oferece uma visão interessante sobre o que significa terminar em segundo . Além disso, a prática da compaixão através da meditação também mostrou reduzir o estresse .

Apenas se sente melhor.
ser legal

Quando foi a última vez que você ouviu alguém lamentar um pouco de cortesia? Claro, ser “legal demais” pode ter suas armadilhas, mas praticar a gentileza também tem uma infinidade de benefícios para se sentir bem, de acordo com a psicóloga clínica Lara Honos-Webb, Ph.D. “Quando ajudamos os outros e fazemos atos bondosos, nosso cérebro libera endorfinas, substâncias químicas que nos dão sentimentos de fervor e alto astral – semelhantes a uma ‘alta do corredor'” , escreve ela em um blog da Psychology Today . “Fazer algo de bom para alguém também dá ao cérebro um impulso de serotonina, a substância química que nos dá aquela sensação de satisfação e bem-estar.”

Leia também: White Max funciona

Além disso, estudos mostram que ter objetivos específicos – como sair para fazer alguém sorrir – pode aumentar nossa felicidade . Se ser “legal” significa sentir-se mais alegre e melhor com relação a nós mesmos a longo prazo, teremos todo o prazer em receber o rótulo.

Este Guia de GPS faz parte de uma série de postagens projetadas para trazê-lo de volta ao equilíbrio quando você está se sentindo fora do curso.

Guias GPS são a nossa maneira de mostrar o que aliviou o estresse dos outros, na esperança de que você será capaz de identificar soluções que funcionem para você. Todos nós temos “armas secretas” que não se estressam e que nós tiramos em momentos de tensão ou ansiedade, sejam fotos que nos relaxam ou nos fazem sorrir, canções que nos trazem de volta ao nosso coração, citações ou poemas que criam uma sensação de harmonia ou exercícios de meditação que nos ajudam a encontrar uma sensação de silêncio e calma. Encorajamos você a visitar nossos outros Guias de GPS aqui e compartilhar conosco suas dicas pessoais para encontrar paz, equilíbrio e tranquilidade.

Leave a Reply